Street Art no Brasil*
A arte do grafite brasileiro é considerada a vertente mais significativa de um movimento de arte urbana global.
O STREET ART, OU ARTE URBANA, são intervenções urbanas artísticas com temas variados como política, religião, protestos e problemas sociais.
A arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético, ela é livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão. É a forma como a sociedade mostra sentir-se em relação a tudo o que está à volta. É a linguagem da sociedade, uma das formas de comunicação dentro da sociedade.
Uma grande parte da arte urbana vem em forma de protesto, por outro lado, existe a arte urbana que apenas visa estimular a criatividade e a consciência artística na sociedade. Outra parte destas intervenções urbanas também ajudam a embelezar a cidade de uma maneira muito original.
Em março de 2009 o governo brasileiro aprovou a lei 706/07 que descriminaliza a arte de rua e sua legalização também é realizada pelo consentimento dos proprietários de muros e fachadas grafitadas. Isso se torna um reflexo da paisagem evoluindo em arte nas ruas brasileiras.
Eduardo Kobra é um artista brasileiro. Começou sua carreira como pichador artístico, depois se tornou grafiteiro e hoje considera-se um muralista. Se tornou conhecido pelo projeto Muro das Memórias em São Paulo, 2007.
Os gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos grafiteiros de São Paulo. Começaram a pintar em 1987 no Cambuci e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Os trabalhos da dupla estão presentes em várias cidades do mundo.
* O texto é a matéria de capa da número de estreia da revista SAGAZ, a ser lançada em maio 2019
Autora: Rejane Borges, jornalista